Chaim Siche Kuperman

21/03/1915 Safed / / Israel

Infância em Israel. Imigração para o Brasil. O cotidiano e a educação no orfanato, em Israel. O trabalho de mascate em Belo Horizonte. Produtos comercializados e perfil do consumidor. Migração para São Paulo e trabalho em loja de acessórios para carros. Migração para o Rio de Janeiro e trabalho em agência de automóveis. Migração para São Paulo e aquisição de loja de confecções. Início do trabalho na Papelaria Formosa. Formas de pagamento no trabalho de mascate. Lazer na juventude. Lembranças da escola. Trabalho em loja de tecidos em Belo Horizonte. A loja de confecções em São Paulo e o perfil do consumidor. Descrição da cidade de São Paulo, das ruas comerciais e seus costumes. O trabalho na Papelaria Formosa e a especificidade de seus produtos. Importância do bom atendimento. Filhos, sonhos e importância do registro de seu depoimento.

Retrato de Chaim (1927), Palestina , 1927

Chaim Siche Kuperman e Isidoro Chansky no interior da Papelaria Formosa, São Paulo , 1959

Retrato de Chaim (1935), São Paulo , 1935

Jantar de despedida do Primeiro Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica, São Paulo , 1965