Beatriz de Freitas Leão Pereira

19/10/1924 Funchal / / Portugal

Lembranças da infância em Portugal, na Ilha da Madeira. As lições de bordados. Os namorados e o casamento com um marceneiro. Vinda para o Brasil e a viagem de navio na segunda classe. O trabalho de bordados para fábricas de enxoval. O emprego do marido no porto e a construção da casa no Morro São Bento. Vista de Santos. Trabalho como revendedora da Avon. A morte do marido. As fontes de sobrevivência: a aposentadoria do marido, as vendas da Avon e a confecção de bordados. Viagem para Portugal e a visita às irmãs. A volta para o Brasil onde tem os filhos e netos. Montagem de equipe de bordadeiras do Morro.

Memórias do Comércio (234) Baixada Santista (22) transformações pessoais (13) imigração (26) costumes (82) Cama mesa banho (3) Artesanato (5)