A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /nfs/c06/h04/mnt/185637/domains/memoriasdocomerciosp.museudapessoa.net/html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: controllers/home.php

Line Number: 3

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /nfs/c06/h04/mnt/185637/domains/memoriasdocomerciosp.museudapessoa.net/html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: controllers/home.php

Line Number: 3

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /nfs/c06/h04/mnt/185637/domains/memoriasdocomerciosp.museudapessoa.net/html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

Museu da Pessoa

Campinas

Este módulo do Projeto Memórias do Comércio foi desenvolvido ao longo do ano de 2009 e contemplou a Região Metropolitana de Campinas, constituída por 19 cidades. Essa região, que tem seus marcos fundadores na ocupação das verdes campinas entre as vilas de Jundiaí e Mogi Mirim, no início do século XVIII, constituía a chamada porta do sertão. Nesse local de parada das tropas que seguiam os caminhos dos Goiases, praticavam-se não só as primeiras trocas comerciais, mas também as primeiras tratativas de hospitalidade.

Por conta da grande importância que o município de Campinas exercia frente à região metropolitana, optou-se por contar a história do desenvolvimento do comércio a partir do centro histórico da cidade e de sua expansão para os bairros. Dessa maneira, foram entrevistados comerciantes e comerciários do centro da cidade, dos bairros próximos ao centro e também dos longínquos, mas importantes distritos de Barão Geraldo e Joaquim Egídio.

Um aspecto que não deixou de estar presente nesse módulo foram as vocações campineiras. Vocação para a cultura e a ciência, que vem desde Carlos Gomes e Hercules Florence; e vocação para a hospedagem e o entretenimento, que vem desde os tempos de pouso de tropas. Por conta disso, foram entrevistados comerciantes e prestadores de serviços voltados para a hotelaria, o artesanato, o lazer e o entretenimento.

Pesquisas iconográficas, documentais e textuais foram realizadas em arquivos públicos e particulares durante oito meses. O levantamento de nomes para serem entrevistados, identificou cerca de cem comerciantes e comerciários, a partir de parâmetros como localização do comércio, ramos de atividades e tempo de atuação no setor. Desses cem comerciantes, foram registradas 40 narrativas daqueles que vivenciam o comércio no seu dia a dia.

Mas a dimensão da região metropolitana de Campinas, criada no ano de 2000, trouxe outra questão: a de que as cidades que a compõem são tão importantes como a sede da região. Por conta disso, foi realizado levantamento histórico das 19 cidades que compõem essa região metropolitana e que ajudam a entender a dinâmica do desenvolvimento comercial da região, tendo Campinas como centro de referência.

Todo o material compilado foi disponibilizado em um hot site e também em livro e exposição itinerante. Neles podemos vislumbrar a evolução de Campinas, de pouso de tropas a metrópole regional, com diversas vocações: comercial, industrial, de serviços, mas sempre voltada para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico devido à grande concentração de colégios e universidades de alto padrão.