A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /nfs/c06/h04/mnt/185637/domains/memoriasdocomerciosp.museudapessoa.net/html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: controllers/home.php

Line Number: 3

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /nfs/c06/h04/mnt/185637/domains/memoriasdocomerciosp.museudapessoa.net/html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: controllers/home.php

Line Number: 3

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /nfs/c06/h04/mnt/185637/domains/memoriasdocomerciosp.museudapessoa.net/html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

Museu da Pessoa

Baixada Santista

O módulo Baixada Santista do Projeto Memórias do Comércio ocorreu em 2002, depois das etapas realizadas em São Paulo (1994) e Araraquara e São Carlos (2000). Com esses três módulos realizados já era possível vislumbrar a importante via de comunicação entre o Porto de Santos, a Capital e as fazendas do interior do Estado que vem desde o século XIX. O Porto era não só o local por onde chegavam os imigrantes que subiam a Serra do Mar em busca de uma nova vida, mas também o escoadouro de onde toneladas e toneladas de café, o ouro verde, seguiam para o exterior.

Essa etapa contempla a região metropolitana da Baixada Santista, composta por nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A partir dos primeiros levantamentos efetuados pela equipe de pesquisa, constatou-se que a cidade de Santos sempre marcou o espaço regional como principal polo econômico, comercial e turístico em função de sua íntima relação com o Porto.

Para definir o universo de entrevistados, foram adotados os seguintes critérios: localização, modalidades de comércio e ramo de atividade. No que se refere à localização a pesquisa centrou-se principalmente na cidade de Santos e se subdividiu nas regiões centro, orla, outros bairros e outras cidades. Optou-se por localizar pessoas com longa trajetória no comércio e também aquelas que tinham experiências recentes.

Definidos os critérios, ao longo de um mês e meio os pesquisadores percorreram a cidade contatando possíveis entrevistados. A partir desse mapeamento, foram identificadas cerca de 150 pessoas, das quais 22 foram entrevistadas, sendo 21 sediadas em Santos e 1 na Praia Grande.

Essas histórias de vida, gravadas em vídeo e depois transcritas, constituíram a base para o desenvolvimento de três produtos: um livro, uma exposição e o Módulo "Baixada Santista" do site Memórias do Comércio, em que está sempre presente o azul da cor do mar.